Get Adobe Flash player

TRÊS CONSELHOS PARA COMBATER SPAM

Spam é e-mail não solicitado, principalmente comercial, anunciando um produto ou serviço que são remetidos em massa, milhões de cada vez a endereços de e-mail, enchendo as caixas de e-mail pessoal. Spam não é um legitimo e-mail comercial para o qual os consumidores deram o consentimento. Spam é freqüentemente uma fonte de fraudes, vírus e conteúdo ofensivo e muitos outro problemas...

Spam é um problema que gasta um valioso tempo e dinheiro, causa aumentos de gastos para os consumidores, empresas e provedores, negócio e governos. Cada um de nós tem que fazer nossa parte para se proteger e proteger outros de Spam. A Força-tarefa do Canadá (The Task Force) em técnicas contra Spam desenvolveu estas três maneiras para ajudar a proteger-se na Luta contra Spam.

spam

 

1. PROTEJA SEU COMPUTADOR

Proteja seu computador com anti-spam e programas antivírus, e outros
software de segurança.

Software de Anti-spam pode verificar seu e-mail automaticamente antes de receber em sua caixa postal, com isto apaga o spam antes de encher de tranqueira sua caixa de entrada. Isto impede que você ou outra pessoa qualquer, Ex: um familiar, de abrir mensagens de spam com pornografia inadvertidamente, e lhe ajuda a administrar melhor seus e-mails; Efetivamente.

Você pode se proteger contra vírus em mensagens e anexos para isto, instale Patches de segurança em programas, antivírus, em seu sistema operacional e os atualize regularmente.

Um firewall lhe dá proteção adicional contra hackers protegendo sua privacidade e suas informações pessoais.

Nunca entre on-line com qualquer computador antes de ligar seu anti-spam,
antivírus e firewall instalados e funcionando corretamente.

Sempre questione a fonte de informações recebidas em e-mail.

Nunca abra anexos a menos que você os esteja esperando de alguém que você confia. Spammers pode capturar o e-mail do pessoal conhecido seu, ou da empresa que você trabalha se incorporando e fazendo se passar por eles - este é um processo conhecido como "spoofing" - e então enviar vírus que podem corromper seu computador capturando seu e-mail e também e enviando a seus amigos. Se você tiver uma dúvida sobre um anexo, verifique com o remetente por telefone antes de abrir o anexo, em muitos casos o anti-spam e antivírus não conhece o vírus anexo, Obs: Nunca confie em nada que chega por e-mail sem confirmação.

Não deixe seu computador tornar-se um zumbi de Spam e vírus.

Sem a proteção de sistema listado aqui, seu computador poderia ser infetado com vírus que são programados para criar portais (conhecido tecnicamente como proxy) fazendo relay para outros recipientes de e-mail. Em casos severos, seu Provedor de serviços da Internet (o ISP) pode ter que fechar sua conta. Um computador infetado pode causar centenas - ou até mesmo milhares - de dólares, (Reais) em prejuízos para consertar o estrago, Seu Provedor tem a obrigação de bloquear email sem remetente ou sem reverso, mal configurado, com Dns mal configurado, listados em RBLs Opem Relay, Se você é um provedor, contrate um profissional para configurar adequadamente seus servidores para não aceitar spam e vírus, e outros lixos que circulam pela Internet, se seu cliente que receber spam, bem deixe para escolha dele, mas proteja quem não quer...

Ao completar uma sessão na Internet, é uma boa idéia desconectar-se da Internet e fechar seu sistema de navegação e programas de e-mail. Spammers, freqüentemente estão procurando e explorando computadores residenciais desprotegidos com Banda Larga de Internet para usar como zumbi, relay de spam.

2. PROTEJA SEU ENDEREÇO DE E-MAIL

Administre bem os riscos on-line são grandes.

Use endereços de e-mail separados para atividades on-line diferentes: crie um endereço de e-mail e só compartilhe com contatos pessoais e empresariais confiáveis. Crie um e-mail que poderá ser apagado e use para outras atividades on-line. Se ele ficar entupidos de e-mail spam, o descarte, e avise seu provedor para eliminá-lo, evitando que seu provedor tenha mais prejuízo com banda etc...

Selecione um endereço de e-mail que consiste em uma combinação de letras e números. Você estará tornando mais difícil para os spammers descobrir fortuitamente seu e-mail e encher sua conta de e-mail usando software que fortuitamente combina os primeiro e últimos nomes de pessoas, se você escolher um endereço de e-mail mais complexo ira dificultar a vida dos spammers.

Use esta técnica. 

Não postando seu endereço de e-mail em qualquer lugar na Internet, não atrairá,  spammers, como postar em sites listas de discussão etc.. Compartilhe seu e-mail pessoal só com pessoas você conhece e confia.

Spammers colecionam e-mail usando programas como aranhas(spiders), buscadores de e-mail que procuram na Internet por e-mail em páginas web, listas de discussão etc... e os acrescenta na listas deles, para enviar spam posteriormente.

Se você recebeu uma inundação de e-mail, mude seu endereço de e-mail.

3. PROTEJA SUA IDENTIDADE

Recebeu spam? Não demore apague.

Não entre em site de spammers, não compre de spammers, e nem responda a spam. Nunca entre em sites de Web, ou compre qualquer coisa que foi anunciado em uma mensagem de spam. Spam quase sempre é um fraude, o próprio spam já é um fraude. Apague imediatamente, nem leia (Poderá conter uma mensagem subliminar que o convencerá a clicar nela...)

Não responda.

Nunca abra, nem responda ou clique no link, que diz  "remova," "para remover click aqui" ou "cancele a assinatura" clicando em uma mensagem de spam em qualquer ponto dela. Estas ações podem confirmar seu endereço de e-mail, o fazendo receber mais spam, pois assim o spammers saberá que você recebeu a mensagem, tem cliente de e-mail mal feito que só de passar o mouse na mensagem já confirma que foi lido.

Nunca deixe nenhum spammers descobrir se você gosta de algo seja lá o que for, Proteja sua informação pessoal.

Spammers pode usar sua informação pessoal capturada provavelmente da maquina de um amigo contaminada para uma prática conhecida como "phishing." Isto acontece quando um e-mail parece vir de uma fonte segura Ex: com quem você faz negócios ou já fez, como um banco ou vendas on-line. Freqüentemente a mensagem sugere que tem uma necessidade urgente e precisa enviar sua informação pessoal, como seu nome de login, contra-senhas de bancos ou número do cartão de crédito, e-mail etc.. freqüentemente combina com uma ameaça fingida que sua conta será bloqueada se você não concorda com a exigência. Nestes casos contate por telefone, no e-mail costuma ter um  link do site da Web usando uma falsificação de um banco ou até mesmo de um provedor, E-Commerce. Esteja atento pois nenhuma empresa NUNCA contatarão seus clientes desta maneira. Se você tiver dúvidas, não confie na informação do e-mail, chame a empresa do site por telefone para confirmar se o pedido é legítimo. Também, nunca responda a estas mensagens ou conecte pelo link na mensagem (Spam) se você suspeitou é "phishing." Se você estiver interessado em um site da Web, acesse diretamente por um browser da rede digitando no navegador diretamente, nunca clique na mensagem.

teste.jpg